Início » Mesa Inox Central
Mesa Inox Central
A mesa inox central é sinônimo de praticidade, elegância e durabilidade. Contar com esse equipamento no dia a dia é ter um auxílio indispensável para as operações profissionais. Em hospitais pode auxiliar em cirurgias; em cozinhas na manipulação de alimentos, e por aí vai.
Fabricada em aço inox, traz inúmeras propriedades benéficas que garantem o cumprimento de normas sanitárias, como a RCD 216. Vale ressaltar que em alguns estados, há legislações específicas, como na cidade de São Paulo, com a Portaria 2619/11. Já para o Estado de São Paulo, se utiliza a CVS 5. Todas as garantias determinadas pela Anvisa são para assegurar que não ocorrerá que surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) não ocorram.
Essas são as normas voltadas somente para a cozinha industriais. Laboratórios e hospitais já são outras exigências. Em todos os casos, é importante a orientação profissional para confecção de uma mesa inox central que atenda as necessidades e normas. Para isso, deve se atentar aos tipos de inox utilizados.
A Projinox é fabricante de mesa inox central sob medida, o que além de atender as exigências da Anvisa, também é confeccionado de acordo com a necessidade do cliente. É possível ser acrescentado itens como gabinetes, gavetas, prateleiras, entre outros acessórios.
Características da mesa inox central
O inox tem inúmeras vantagens que agregam ao produto características importantes para a higiene e durabilidade. A principal é a sua resistência à oxidação, fator fundamental para locais que cuidam da saúde e de alimentos.
A superfície do inox tem baixa rugosidade, o que dificulta a proliferação de bactérias, sendo essas facilmente removidas com um pano macio úmido e detergente neutro. Além disso, mesa inox com central em contato com alimentos e demais substâncias, não transmite odores ou gosto para a refeição, garantindo a originalidade do que está sendo preparado.
Outras vantagens:
- Baixo custo de manutenção;
- Forte apelo visual;
- Relação custo/benefício favorável;
- Resistência a altas temperaturas;
- Resistência a temperaturas criogênicas (abaixo de 0 °C).
Os tipos de aço inox
O segredo está em um elemento imprescindível para sua durabilidade chamado cromo, responsável por revestir o aço com uma película protetora que impede o contato com o ar atmosférico, este que naturalmente oxida os aços.
Os tipos de inox variam entre diversos tipos, cada um indicado para uma determinada situação. Um 304 tem excelente resistência à oxidação em situações adversas, como mudanças de temperatura e intempéries do tempo. No entanto, em laboratórios ou até mesmo regiões litorâneas, o 316 é o mais indicado por conter molibdênio em sua fórmula e aumentar consideravelmente a sua resistência à oxidação.
No entanto, para que tudo esteja dentro das conformidades, é necessário a utilização correta do tipo de aço inox. Por isso, a consulta profissional é imprescindível. A Projinox conta com engenheiros e um time técnico comercial à disposição para a devida orientação.